domingo, 25 de setembro de 2011

Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva


Lançamento do livro Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva

Este livro, de minha autoria, será lançado no dia 4 de outubro de 2011, em Brasília, no restaurante Carpe Diem, na 104 sul, a partir da 19hs. Editado pela Thesaurus Editora ele é o Volume II da Coleção Inteligência Competitiva. Convido a todos para a noite de autógrafos, confraternização e realização de networking com as comunidades de Inteligência Competitiva e Estudos de Futuro que se integram neste evento.

Conheça mais sobre o conteúdo esse livro.

A incerteza ambiental passou as ser uma certeza na vida cotidiana da sociedade da informação. A incerteza não está só presente, mas aumenta na mesma proporção que essa sociedade evolui.

Nesse ambiente, a tomada de decisão tornou-se um grande desafio para os executivos de hoje em dia, independente do local onde atuam, seja em um setor econômico específico ou no Estado. Como tomar decisões e planejar o futuro se o próprio presente se encontra muito incerto e nos surpreende a todo instante?

O profissional de Inteligência tem um grande papel a exercer, nesse contexto. Por meio dos métodos de estudos de futuro, principalmente os de construção de cenários, ele é capas de identificar os sinais existentes no ambiente e, pautado na intuição informada, antecipar movimentos que poderão ocorrer, imaginar o inusitado e evitar que a organização seja surpreendida.

Os estudos de futuro fazem parte do dia a dia do profissional de Inteligência e é seu dever produzir informações que evitem que as organizações sejam surpreendidas, mesmo em ambientes de grande incerteza. Para tanto, é necessário analisar os impactos das informações produzidas sobre o futuro e propor ações. A Inteligência produzida deve apoiar tanto as decisões de curto, quanto às de médio e longo prazo e conduzir a organização à ação.

O livro Análise Estratégica: Estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva oferece ao público em geral e, em especial, aos executivos e aos profissionais que atuam nas áreas de Inteligência Competitiva, estratégia, marketing, gestão de risco, engenharia de produção e biblioteconomia esclarecimentos sobre o que são os estudos de futuro, seus métodos e sua relação com a atividade de Inteligência Competitiva. Por meio de uma abordagem teórica e prática, que integra essas duas áreas, mostra como produzir informação acionável que apóie o processo decisório e conduza a organização a se uma construtora do futuro.

Seja você também um construtor do futuro! Produza Inteligência e aja!

domingo, 18 de setembro de 2011

Inteligência Competitiva


Na era da informação a Inteligência Competitiva cresce em importância e na lista de prioridades de investimentos das grandes e médias organizações. Nem as pequenas empresas ficaram de foram desse grande movimento, apoiados por organizações de estado ao redor do mundo têm acesso a informação acionável produzida pelas áreas de Inteligência para apoiar seu processo decisório.

Mas o que é Inteligência Competitiva? Para entendermos esse conceito é necessário primeiramente sabermos o significado da palavra “Inteligência” que deriva do verbete intelligence, do inglês. Esse termo encerra um tríplice significado: (1) um tipo de conhecimento, (2) um tipo de organização e (3) uma atividade. Ou seja, a organização que produz Inteligência leva seu nome, o que essa organização faz também é chamado Inteligência e o produto dessa atividade também é denominado Inteligência, conforme definiu Sherman Kent em 1949, ano da publicação de seu livro Strategic Intelligence for American World Policy, nos Estados Unidos.

Com base nesse conceito define-se Inteligência Competitiva como a atividade de Inteligência, com o objetivo de aumentar ou manter a competitividade de uma organização. Constitui-se em atividade especializada, permanentemente exercida com o objetivo de produzir informação acionável (Inteligência) de interesse de um determinado ator e da salvaguarda desta informação contra ações adversas de qualquer natureza. Baseia-se em um processo informacional proativo que apóia a tomada de decisão, seja ela estratégica, quando voltada para questões ligadas ao futuro, ou negocial, relacionadas às decisões de marketing

Visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir proativamente, bem como proteger o conhecimento sensível produzido. Caracteriza-se pela produção de informações acionáveis (ou seja, Inteligência) que não são facilmente obtidas, por estarem ocultas e/ou desconexas, ou camufladas, ou mesmo distorcidas por interesse de quem as produziu.

No dia 4 de outubro de 2011, em Brasília, no restaurante Carpe Diem, na 104 sul, a partir da 19hs, ser á lançado o volume II da Coleção Inteligência Competitiva: Análise estratégica: estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva, de minha autoria. Lá também estará a disposição do público em geral, o volume I desta Coleção: Fundamentos da Inteligência Competitiva.

Venha participar desse evento e realizar com as comunidades brasileiras de Inteligência Competitiva e Estudos de futuro.

Aguardo você lá!

Elaine Marcial