sábado, 20 de junho de 2015

A era da urbanização

“A era da urbanização” é a primeira força citada pelo estudo apresentado pela McKinsey, que divulguei há duas semanas.

Eles destacam o crescimento da urbanização, em sua maioria, puxado pela China. Entretanto, eles explicam que esse movimento não será liderado somente pela China, mas por vários países da Ásia e da África. Espera-se que, até 2050, 66% da população mundial viverá em áreas urbanas. Também chamam a atenção para o crescimento de cidades em países emergentes.

Esse fenômeno virá acompanhado pelo crescimento do número de megacidades com economia mais forte que muitos países. Em 2014, segundo relatório da ONU, existiam 28 megacidades ao redor do mundo, com população acima de 10 milhões de habitantes. A expectativa é que até 2030 tenhamos 41 megacidades ao redor do mundo.

Figura 1 - Megacidades com mais de 10 milhões de habitantes em 2030
http://www.redeangola.info/multimedia/megacidades-do-mundo-em-2030/
Fonte: Megacidades do mundo em 2030.

Por um lado, esses movimentos vão gerar ganhos de eficiência dos investimentos municipais e estaduais pela concentração das pessoas, mas por outro exigirá planejamento de longo prazo e maiores investimentos em infraestrutura e para a prestação de serviços públicos.

Nesse contexto, quais serão os impactos dessa grande força ao redor do mundo? Haverá melhoria ou redução da qualidade de vida das pessoas? Quais serão os grandes desafios para os gestores e planejadores urbanos?

REFERENCIAS

Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada, mais de metade vive em zonas urbanizadas ao que se podem juntar 2,5 bilhões em 2050. Disponível em: . Visitado em 06 de jun. 2015.


Megacidades do mundo em 2030. Disponível em:. Visitado em 06 de jun. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário