domingo, 4 de outubro de 2015

Lançamento do livro “Megatendências mundiais 2030 – O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?”

Este livro, de minha coautoria, será lançado no dia 14 de outubro de 2015, em Brasília, no auditório do Ipea, no SBS Quadra 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, a partir das 9hs, e será distribuído gratuitamente.

Editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele representa um levantamento inédito no Brasil, realizado por cinco autora, sobre megatendências mundiais e as incertezas ligadas a elas. Convido a todos para a manhã de autógrafos, confraternização, debate e realização de networking com as comunidades de Planejamento e Estudos de Futuro que se integram nesse evento.

Conheça mais sobre o conteúdo esse livro.

Se o passado pertence à História, o futuro pertence à estratégia. O futuro não é "dado", mas construído. Não é um conjunto predeterminado de eventos e situações irreversíveis, mas uma construção coletiva e imprevisível, moldada pela estratégia de diversos atores.

Nesse contexto, “Megatendências mundiais 2030 – O que entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?” apresenta um conjunto de sementes de futuro que devem moldar o contexto mundial até 2030, nas áreas de população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente, segundo a perspectiva de entidades e personalidades de prestígio internacional.

Tem por objetivo apresentar à sociedade brasileira e, em particular, aos formuladores e executores de políticas públicas, insumos que possibilitem a reflexão sobre o futuro do Brasil e contribuir com seu processo de formulação estratégica de curto, médio e longo prazos.

Conhecer, interpretar e criticar as visões de mundo de países e organizações possibilita antever tendências mundiais e o comportamento de atores relevantes nas próximas décadas, considerando, inclusive, as perspectivas dos países desenvolvidos. Líderes, tomadores de decisão e analistas brasileiros devem moldar as estratégias nacionais em função do papel que o Brasil pretende exercer no mundo e das aspirações da própria sociedade, considerando os possíveis desafios e oportunidades futuros. Se não queremos que o Brasil apenas se adapte, passivamente, aos planos futuros desenhados por terceiros, é crucial que o País invista em sua capacidade de construir cenários prospectivos e planejar tendo sempre como referência os interesses nacionais. Em outras palavras, o País deve também adquirir consciência de seu papel de construtor ativo do futuro.

A falta de visão de futuro e de um pensamento estratégico que oriente a sociedade pode ser um gargalo ao desenvolvimento. Sendo assim, esta publicação nos convida a refletir sobre os desafios e oportunidades para nosso País. Se desejar ocupar um lugar melhor no mundo, o Brasil não pode deixar de conhecer e acompanhar as tendências e trajetórias mundiais em vários campos, a fim de tomar decisões acertadas que permitam concretizar as aspirações de sua sociedade. Esperamos que este livro também estimule o aprofundamento de uma cultura e prática de pensamento estratégico e planejamento de longo prazo em diversas instâncias do País.

Boas escolhas... Bom futuro!
Boa leitura!


2 comentários:

  1. Prezada Elaine!
    Parabéns a você e aos demais autores do livro. Um tema muito pertinente que inclui a necessidade do Brasil conhecer e reconhecer os propósitos das demais nações e organismos supranacionais, e se colocar como um participante ativo no direcionamento dessas tendências que caminham para sua efetivação.
    Desejo a vocês sucesso.

    Saudações cordiais,

    Elder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elder,
      Obrigada pelas palavras carinhosas
      Espero que o livro realmente ajude aos formuladores de politicas públicas e executivos privados a tomarem melhores decisões.
      Atenciosamente,
      Elaine Marcial

      Excluir