domingo, 28 de maio de 2017

Lançamento do livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento

Motivação – Conhecendo um pouco o Projeto Brasil 2035...


Construir um país desenvolvido, livre, justo e solidário é um desejo antigo da sociedade brasileira declarado na Constituição Federal de 1988 e representa a orientação estratégica de longo prazo a ser alcançada. Há décadas, sucessivos governos buscam construir o caminho que nos conduzirá a essa sociedade idealizada, entretanto, sem o uso da visão prospectiva torna-se uma busca quase sem fim, pois não mobiliza os atores em uma ação coordenada de construção do amanhã.
A construção de cenários não é uma atividade nova e vem sendo utilizada por diversas instituições públicas e privadas, como por exemplo: pela União Europeia e muitos de seus países como é o caso do Governo Francês; pelo Banco Mundial; pelo US National Inteligence Council e por outras instituições americanas como a Agência Espacial Americana (Nasa) e a Rand Corporation; por empresas privadas multinacionais como a Shell, a IBM e Renault; e mais recentemente por diversas instituições públicas e privadas brasileiras, como por exemplo as Forças Armadas do Brasil, a Embrapa, a Petrobrás, o BNDES, o Banco do Brasil, a Vale, dentre outras.
Especialistas concordam que a prospectiva, mais especificamente a construção de cenários, é o instrumento mais adequado de auxílio à formulação de planejamento estratégico de longo prazo. Principalmente no momento atual em que a conjuntura interna e a internacional estão em transição e, por consequência, vive-se forte turbulência e mudanças significativas. Em momentos assim, também caracterizado pela escassez generalizada de recursos, é preciso uma estratégia assertiva que possa orientar tanto a tomada de decisão nos setores público e privado quanto a da sociedade civil.
Uma estratégia bem formulada favorece o direcionamento de recursos e o foco naquilo que tem maior potencial de alavancagem econômica e social, principalmente em ambientes turbulentos. Para tanto, foi desenvolvido o Projeto Brasil 2035, de forma a oferecer subsídios aos tomadores de decisão que contribuam com a formulação da melhor estratégia para a construção de um país mais desenvolvido com uma sociedade mais livre, justa e solidária. Utilizou-se o método de construção de cenários exploratórios e ampla participação (cerca de 880 especialistas e 30 instituições parceiras), cujos resultados parciais e finais podem ser encontrados:
  • na Plataforma Brasil 2100: construindo hoje o país de amanhã (http://brasil2100.com.br/) – cujos resultados parciais já podem ser obtidos; e
  • no livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento, a partir de seu lançamento no dia 6 de junho, no auditório do Ipea em Brasília, conforme o convite.

 Brasil 2035: cenários para o desenvolvimento. Essa publicação tem como público alvo toda a nação Brasileira, em especial executivos e empreendedores, planejadores e cenaristas, formuladores de políticas públicas e todas as organizações e brasileiros que pensem em investir no longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário