quarta-feira, 31 de maio de 2017

Lançamento do livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento - O método e seus resultados parciais

Seminário Brasil 2035: cenários para o desenvolvimento

Dia 6 de junho de 2017 - terça-feira, a partir das 9h00
Auditório do Ipea - Setor Bancário Sul - Prédio do BNDES - Brasília - DF
O método e seus resultados parciais – Conhecendo um pouco mais o projeto...
A metodologia de construção de cenários prospectivos objetiva antever o futuro por meio da criação de histórias não improváveis. Para tanto, foram construídos quatro cenários exploratórios, apoiados no modelo síntese (Marcial, 2011), para auxiliar a responder a seguinte questão orientadora: Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100? Ao longo de 17 oficinas de trabalho, ocorridas em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e três pesquisas realizadas a distância, essa questão foi debatida e analisada sob diversas perspectivas, por cerca de 880 especialistas e formadores de opinião com foco nas dimensões apresentadas na figura 1.
Figura 1 – Dimensões para a construção de cenários para o Brasil em 2035

Foram identificadas 18 megatendências, 17 incertezas-chave e 18 atores mais influentes durante o estudo prospectivo. A partir do conjunto das incertezas-chave, foram extraídos dois eixos de variáveis não dependentes entre si e com grande potencial de influência o Estado, o setor econômico e a sociedade. A partir do cruzamento entre esses eixos ortogonais, surgem quatro quadrantes, que expressam a ideia-força orientadora para a construção de cada um dos cenários exploratórios.
Participe do lançamento do livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento e passe a conhecer as megatendências, grandes incertezas e atores chave que poderão influenciar na construção do futuro do Brasil, bem como das possibilidades de futuro descritas nos quatro cenários que a conjugação dessas sementes de futuro podem resultar.
BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento. Essa publicação tem como público alvo toda a nação Brasileira, em especial executivos e empreendedores, planejadores e cenaristas, formuladores de políticas públicas e todas as organizações e brasileiros que pensem em investir no longo prazo.
Resultados parciais já podem ser encontrados na Plataforma Brasil 2100: construindo hoje o país de amanhã (http://brasil2100.com.br/).

REFERÊNCIA
MARCIAL, Elaine C. Análise estratégica: estudos de futuro no contexto da Inteligência Competitiva. Brasília: Thesaurus Editora, 2011.

Colocar convite completo - seminário


Nenhum comentário:

Postar um comentário