domingo, 20 de agosto de 2017

Ciclo de Palestras da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília - de 21 a 25 de agosto de 2017, a partir das 19:0

Cenários são histórias a respeito do futuro e são construídos para que possam alterar a nossa forma de ver o mundo. Os cenários são excelentes instrumentos a serem utilizados em ambientes de grande incerteza. Já o processo de planejamento com base em cenários, nos ajuda a desenvolver uma estratégia de construção do futuro desejado com base nos cenários exploratórios construídos.
Considerando o momento atual, de grande turbulência e incerteza, destaco o encontro do dia 23 de agosto (quarta-feira), cujo tema será “A Importância da construção de cenários como subsídios para aprimoramento das políticas públicas em momentos de crise”.
O formato será de talkshow com a participação de Ariel Pares, Márcio Gimene e Eliso Contini, sob a minha condução.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer a experiência da Embrapa na construção de cenários como subsídio ao processo de planejamento de longo prazo.
Também será objeto de debate a conexão desse instrumento com a formulação de políticas públicas e como ele poderá auxiliar os tomadores de decisão a enxergarem além da crise que vivemos hoje.
Lembro que momento atual, de severa crise, cria um ambiente de grande incerteza que obstrui nossa visão. A construção de cenários se apresenta como um excelente instrumento para iluminar as decisões do hoje, ao proporcionar futuros alternativos que nos ajudarão a planejar melhor em ambientes incertos e identificar oportunidades que, em geral, a crise impede de serem vistas.

Participe!

Local: SGAS 906 Conj. A Bloco 1(Brasília, DF), Universidade Presbiteriana Mackenzie - em frente a Thomas Jefferson
Data: 23 de agosto de 2017 – quarta-feira
Horário:19:00 as 21:00

Informações sobre os participantes do talkshow
Ariel Pares, foi secretário da SPI e subsecretário na SAE, implantou o PPA e será um de nossos professores. Hoje ele é Diretor no Ministérios das Cidades.
Eliso Contini, Chefe da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM) da Embrapa.
Márcio Gimene de Oliveira, Diretor de Planejamento da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).
Elaine Marcial, Coordenadora do MBA em Planejamento por Cenários e as Políticas Públicas da Faculdade Mackenzie de Brasília e especialista na temática.

Mais informações sobre o MBA Planejamento por Cenários e as Políticas Públicas da Faculdade Mackenzie de Brasília, visite o site a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário