sábado, 15 de agosto de 2015

Cone de futuro: alternativas concebíveis por ator

Recomendo a leitura do meu novo artigo, escrito em parceira com os colegas Wosgrau e Vanessa, ex-integrantes do Núcleo de Estudos Prospectivos da SAE/PR, que representa uma contribuição a teoria dos estudos de futuro.

O artigo, que traz um novo olhar sobre o “cone de futuro”, também deixa mais claro a integração entre as atividades de Inteligência Competitiva e de construção de cenários prospectivos, visto que mostra a importância do monitoramento permanente e sistemático do ambiente.

Segue o resumo do artigo:

“O futuro faz parte da agenda dos estrategistas e tomadores de decisão e o crescimento da incerteza ambiental amplifica a necessidade de melhor compreensão das possibilidades de futuro que se abrem a partir do presente. Assim, o objetivo desse artigo é ampliar a descrição do cone de futuro, classificando as alternativas concebíveis de futuro e sua envoltória e mostrando a individualidade dos atores como observadores de alternativas de futuro. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e o método utilizado foi o levantamento bibliográfico. Como resultado, propõe-se nova classificação das possibilidades de futuro a partir da descrição do conteúdo do cone de futuro sob a perspectiva do ator, o qual formula suas estratégias baseado nessas alternativas concebidas. Também é identificada a existência de uma parte desconhecida do futuro ou desconsiderada pelo ator a partir do momento em que ele olha para o futuro e concebe suas alternativas, caracterizando esse espaço de onde o inusitado emerge. Conclui-se que é possível classificar o futuro segundo o olhar do ator e, com base nessa classificação, formular alternativas estratégicas. Isso também é essencial para evitar que surpresas ponham em risco a estratégia e para monitorar o ambiente frente a um futuro múltiplo e incerto.”

Referência 

MARCIAL, Elaine C.; WOSGRAU, Antônio Carlos; CHERVENSKI, Vanessa Meireles Barreto. Cone de futuro: alternativas concebíveis por ator. Brasília: Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento, v. 5, n. 1, p. 28-38, 2015. Disponível em: <http://www.assecor.org.br/files/4914/3586/9633/rbpo_vol5_num1_cone_de_futuro__alternativas_conceb_veis_por_ator_.pdf>. Acesso em 3 ago. 2015.

Um comentário:

  1. Realmente um texto leve e direto, sobre uso de uma ferramenta que é necessária aos gestores públicos. Parabéns

    ResponderExcluir