domingo, 30 de agosto de 2015

Megatendências mundiais 2030: contribuições para o exercício da prospectiva no Brasil

Não há como fazer um bom planejamento estratégico sem olhar para onde o mundo caminha, mesmo sabendo que tudo que vemos sobre o futuro poderá ocorrer de forma diferente. Olhamos para frente não para prever os acontecimentos futuros, mas para iluminar as decisões que devemos tomar agora. E como vivemos em um mundo globalizado, não basta olharmos para o nosso entorno, é necessário olhar o todo.

É nesse contexto que convido vocês a lerem o último artigo de minha co-autoria, escrito com os colegas da SAE/PR Vanessa, Giovanni, Wosgrau e Bruno, sobre as megatendências mundiais para 2030. Esse estudo, inédito no Brasil, apresenta em síntese, os resultados da análise de 19 estudos de futuro realizados por especialistas e instituições ao redor do mundo e apresenta 26 megatendências mundiais. Também apresenta um modelo que orienta como construir tais megatendências.

O estudo completo, contendo tanto essas 26 megatendências mundiais, repleto de informações que as confirmam, e mais as 202 sementes de futuro relacionadas a essas megatendências, identificadas e descritas, será lançado em breve pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em formato de livro. Fiquem atentos ao lançamento que está próximo.

Segue o resumo do artigo:
“O futuro sempre despertou e continuará despertando inquietação. Como o Brasil está cada vez mais inserido no mundo globalizado, a compreensão de estudos prospectivos globais é passo fundamental para construção de estratégias e políticas públicas sinérgicas e eficazes. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo apresentar proposta de método para auxiliar no levantamento de Sementes de Futuro em estudos já realizados. Busca-se também mostrar os resultados da utilização do método proposto, identificando as Sementes de Futuro que deverão moldar o contexto mundial até 2030, nas áreas de população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia e meio ambiente. Como resultado, foi construído e testado esse método, formado por cinco etapas, e, por meio de sua aplicação, foram identificadas 26 megatendências mundiais até 2030. Esses resultados mostraram a validade do método proposto.”

Boas escolhas ... bom futuro! 
Boa leitura!

Referência

MARCIAL, Elaine C.; CHERVENSKI, Vanessa Meireles Barreto; OKADO, Giovanni Hideki Chinaglia; WOSGRAU, Antônio Carlos; CARVALHO, Bruno Eustáquio Ferreira Castro de. Megatendências mundiais 2030: contribuições para o exercício da prospectiva no Brasil. Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento, v. 5, n. 1, p. 4-27, 2015. Disponível em: <http://www.assecor.org.br/files/8614/3586/9367/rbpo_vol5_num1_megatend_ncias_mundiais_2030__contribui__es_para_o_exerc_cio_da_prospectiva_no_brasil_.pdf>. Acesso em 27 ago. 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário