domingo, 4 de junho de 2017

Lançamento do livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento - a importância da continuidade

Conhecendo um pouco mais o projeto...

Estudos prospectivos não representam previsões, trata-se de exercício criativo de construção de visões a respeito do futuro, que sejam possíveis, consistentes e plausíveis. Possuem como referência evidências existentes no passado e no presente. A ideia é mostrar o que se imagina que aconteceria no futuro se determinado conjunto de fatores ocorressem.
O exercício de antever o futuro, além de desafiador, constitui-se, sobretudo, um aprendizado. Os cenários construídos apresentam ao mesmo tempo riscos e oportunidades. Representam uma escala de desejos de recompensa presente ou futura, investir ou gastar, pensamento de curto ou longo prazo. É possível perceber ainda que cada cenário resulta da dominância de um grupo de atores estratégicos sobre outros. O simples entender como esse jogo se desenvolve, estudar a influência, ações e estratégia explícitas ou não de cada ator relevante já coloca o decisor um passo afrente.
Além disso, ao envolver diversos atores de grande relevância nacional no processo de construção dos cenários, faz com que eles passem a influenciar nos rumos dos acontecimentos. Com isso, adquirem a vantagem da informação privilegiada, possibilitando anteciparem a construção da própria estratégia. Nesse sentido, alguns parceiros do projeto decidiram construir suas próprias histórias (cenas) tomando como base o contexto de cada cenário, atividade que pode ser replicada por outros atores.
É evidente que, com o passar do tempo, os eventos e atores levantados passam por mudança, como também novos eventos emergem durante esse caminhar o que impõem a necessidade de monitoramento constante do ambiente e periódicas revisões, de modo a manter a sua utilidade. A simples utilização desses cenários no processo decisório de um ator específico pode influenciar a estratégia dos demais atores envolvidos o que gera alterações no curso dos acontecimentos. É bom que isso aconteça, pois essa é a finalidade da construção de cenários: construir o futuro, alterando inclusive os eventos futuros descritos na busca pelo atingimento da estratégia pretendida. Os cenários representam uma maior cientificidade ao processo de imaginar o futuro, fornecendo maior confiabilidade das informações disponibilizadas e apresentando-se como subsídio ao processo de decisão estratégica.
Sendo assim, este produto, que necessita de amplo debate para a formulação das escolhas estratégicas para o Brasil até 2035, não pode ser considerado um produto acabado. Ele representa o início de um processo que deve ser constantemente atualizado para iluminar permanentemente as decisões estratégicas futuras. Nesse contexto, convidamos a sociedade brasileira não apenas a se beneficiar desse trabalho, mas também a contribuir com o debate sobre o futuro do Brasil pela Plataforma Brasil 2100. 

Participe do lançamento do livro BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento e do Seminário Brasil 2035. Além de conhecer esses resultados, passe também a fazer parte da rede que visa pensar permanentemente o futuro do Brasil. 

BRASIL 2035: cenários para o desenvolvimento. Essa publicação tem como público alvo toda a nação Brasileira, em especial executivos e empreendedores, planejadores e cenaristas, formuladores de políticas públicas e todas as organizações e brasileiros que pensem em investir no longo prazo.

Resultados parciais já podem ser encontrados na Plataforma Brasil 2100: construindo hoje o país de amanhã (http://brasil2100.com.br/).


Nenhum comentário:

Postar um comentário