terça-feira, 7 de abril de 2020

Cenários pós-Covid-19: possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil


A segunda etapa do processo de construção de minicenários para o Brasil pós-Covid-19 está concluída. Foram geradas 1.618, entre tendências (738), incertezas (464) e rupturas (416).

Essas sementes foram tratadas, eliminando-se as repetidas, integrando assuntos semelhante e avaliando sua classificação. As rupturas foram transformadas em incertezas. 

Ao final do processo chegou-se a 151 tendências que estão em processo de avaliação para a geração das megatendências e a 24 incertezas consideradas mais relevantes para a construção dos cenários que são submetidas a avaliação dos peritos para a construção do ranking das incertezas críticas - terceira etapa do projeto.

Uma incerteza crítica corresponde a uma pergunta ao futuro ainda sem resposta que possui:
  • alto grau de importância frente a questão orientadora;
  • alto grau de incerteza em relação a sua ocorrência futura; e
  • devem ser independentes entre si.
As 24 incertezas foram redigidas na forma de eventos futuro que serão submetidos a avaliação de peritos quanto a sua importância para responder a questão orientadora e sua chance de ocorrência no futuro, durante esta semana.

Para o Projeto Cenários pós-Covid-19, o sistema de cenarização segue a seguinte delimitação:
  1. Objetivo: Gerar minicenários de possíveis impactos econômicos e sociais para o período pós pandemia do coronavírus no Brasil.
  2. Finalidade: Análise exploratória para subsidiar a formulação de políticas e estratégias de agentes públicos e privados.
  3. A quem se destinam: Agentes públicos e privado
  4. Horizonte temporal: 2020-2022
  5. Espaço geográfico: Brasil, considerando a sua envoltória
  6. Questão orientadora:  Até 2022, o Brasil será bem sucedido ao lidar com os desafios sociais e econômicos gerados pela pandemia do Coronavirus?
  7. Aspectos fundamentais: economia; sociedade e demografia; saúde e meio ambiente; geopolítica e relações internacionais; e político-institucional.
Uma pesquisa do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos NEP-Mackenzie.
Equipe:
Dra. Elaine C. Marcial (Coordenadora do NEP-Mackenzie e do Projeto Cenários pós-Covid-19)
Dr. Eduardo Schneider
Dr. Marcello Pio
Dr. Márcio Gimene
Dr. Rodrigo Mendes

Dr. Thomaz Fronzaglia


Nenhum comentário:

Postar um comentário