No dia 26 de outubro o
Presidente da República, juntamente com o Ministro da Economia, publicou o
Decreto n.10.531, que institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o
Brasil, para o período 2020-2031. A estratégia, formulada pelo Ministério da
Economia, apresenta três cenários econômicos e os eixos da estratégia:
econômico, institucional, infraestrutura, ambiental e social, bem como suas
principais diretrizes.
A inciativa tem grande
importância para o país, pois fornece um direcionamento aos órgãos do Estado e aos
agentes econômicos para os próximos 11 anos. Além disso, os cenários
apresentados contribuem com uma das suas principais funções, que é a de gerar
aprendizado antes da ocorrência dos eventos. Ao mostrarem as consequências da
não aprovação das reformas, em especial a fiscal, sinalizam a importância de solucionarmos
os problemas associados a essa força motriz, oportunamente.
Cabe agora a cada ator, capaz
de promover as mudanças necessárias, propor sugestões criativas de como
transformarmos as diretrizes apontadas em realidade, em especial em um ambiente
de recursos escassos. Para tanto, pensar “fora da caixa” será necessário.
Lembro que, para um país, 11
anos é médio prazo. Não há nem mesmo tempo de colhermos os futuros de vários investimentos,
como por exemplo, os em educação fundamental, tema tratado no documento que
necessita de uma “revolução” e de uns 20 anos para colhermos seus frutos.
Cenários para países devem ser de pelo menos 20 anos, mas reforço que isso já é
um começo e a iniciativa é louvável.
Outro ponto que é destacado no
documento que merece ser melhor explorado é o fato de terem considerado o
ambiente econômico internacional neutro, em função do impacto que essa variável
pode causar na economia nacional e no desenvolvimento do país. Lembro que temos
sido impactados há décadas por diferentes crises econômicas internacionais, que
novas provavelmente ocorrerão nos próximos 11 anos.
Esse tipo de abordagem não é
adequado na construção de cenários, pois não nos force informação sobre uma
variável motriz que pode alterar o curso dos acontecimentos. Sendo assim, essa
possibilidade dever ser pensada, avaliada suas consequências, e um “plano B”
formulado, caso esse possível cenário de instabilidade internacional ocorra. O país
não pode ser surpreendido, os agentes econômicos devem estar preparados, e temos
que considerar isso em nossos projetos, avaliando seus riscos e traçando
estratégias de como continuar avançando mesmo em momentos de crises mundiais. Assim
evitamos estratégias atabalhoadas, que podem nos levar mais para o fundo do poço.
O exemplo mais conhecido
mundialmente são os cenários da Shell da década de 1970. A Shell não previu o que
iria acontecer, mas levantou a possibilidade e se preparou para tal. Como foi a
única das empresas de petróleo que havia pensado antecipadamente, era a única
que estava preparada para enfrentar a crise do petróleo.
Cenários são utilizados justamente
para pensarmos com antecedência as possiblidades de futuro e, assim, estarmos melhor
preparados para enfrentar a incerteza. A reflexão sobre a incerteza associada,
principalmente, às variáveis muito motrizes, gera aprendizado que facilita a
tomada de decisão antecipada, além da auxiliar na priorização das apostas
estratégicas que devemos fazer. Também nos auxilia a priorizar nossas ações em
momentos de crise, pensando essas questões antes dos eventos ocorrerem.
O amplo debate dos temas,
envolvendo o maior número de atores auxilia nesse processo e deve ser uma
prática na construção de cenários, mesmo quando a formulação da estratégia seja
top down, como acontece na maioria das organizações ao redor do mundo.
Ao tempo em que parabenizo a iniciativa do Ministério da
Economia por fornecer ao país um rumo, questiono os demais órgãos do Estado e
os agentes econômicos: qual será a sua contribuição na construção do
desenvolvimento do país? E ainda, qual será a contribuição de cada cidadão
brasileiro nessa empreitada? Se formos juntos, vamos longe.
Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil – Link: https://bit.ly/3e2EO85
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